Tatuagem Old School: tire suas dúvidas sobre o assunto!

Quem ama tatuagem sabe como é viciante gravar novos desenhos na pele, e também como é difícil escolher o “rabisco” e o estilo a ser tatuado. Isso porque a tatuagem passa a ser parte do corpo, sendo algo que diz sobre a personalidade, os gostos e as preferências estéticas de uma pessoa.

Alguns preferem os desenhos geométricos, outros os realistas. Há aqueles que gostam das tribais ou desenhos que reflitam a cultura pop. E há ainda os que preferem as clássicas, também chamadas de tatuagem Old School.

Continue a leitura e conheça mais sobre o primeiro estilo de tatuagem a fazer sucesso em grande escala, e que permanece até hoje como desejo de consumo dos amantes de tatuagens!

Old School? O que é isso?

O Old School foi o primeiro estilo tradicional de tatuagem ocidental a se popularizar. Podemos dizer que foi esse o estilo que tornou a tatuagem uma prática popular e deu origem a um lifestyle, que segue forte até mesmo nos dias de hoje. 

A tatuagem Old School possui algumas características facilmente identificáveis, sendo recorrentes em todos os desenhos do estilo, como os traços pretos e fortes, com poucos detalhes e com uma paleta de cores limitada, brilhantes e enxutas, como o vermelho, azul, amarelo e verde. 

Qual é história da tatuagem Old School?

Infelizmente, a tatuagem sempre teve fama negativa na sociedade, vista como uma arte para degenerados e “malandros” (o que é um grande preconceito). A arte da tatuagem surgiu como uma forma potente de expressão. Um movimento poderoso contra as normas sociais e estéticas de uma sociedade extremamente conservadora.

Os marinheiros, fuzileiros navais, errantes e rebeldes foram os primeiros grupos a se aventurarem no mundo das tatuagens. O universo náutico é recorrente nas tatuagens Old School exatamente por esse motivo, barcos, cordas, ancoras e vários outros símbolos que faziam parte do dia a dia dessas pessoas, foram imortalizados na pele e se tornaram marcas registradas do estilo de tatuagem Old School.

Outros desenhos comuns no Old School são as andorinhas, águias e as pinups, essa última com infinitas variações de poses, roupas e frases.

Os mestres do estilo, que eternizaram os traços do Old School na pele dos primeiros “desajustados e corajosos da sociedade”, são nomes como Sailor Jerry, Herbert Hoffmann, Amund Dietzel, Bert Grimm e Bob Shaw.

A tatuagem Old School sempre foi muito potente. Alguns grupos latinos se apropriaram do estilo, trazendo os traços simples e as cores vibrantes para seu próprio universo da cultura mexicana, aplicando referências de santos e da tradicional comemoração do dia dos mortos em seus desenhos. 

Quem criou o Old School?

Pode-se dizer que o criador do estilo de tatuagem Old School, foi Sailor Jerry,(1911-1973). Ainda criança, Jerry atravessou os Estados Unidos da America escondido em trens, e aprendeu a arte da tatuagem com um sujeito chamado “Big Mike”, com quem conheceu um novo método de tatuar chamado hand-pricking. 

Aos 19 anos, Jerry se alistou na marinha e viajou pelo mundo, conhecendo de perto a arte da tatuagem asiática, que influenciou muito o seu trabalho.

Jerry trouxe todos os símbolos do universo da marinha norte americana, tatuando garrafas de bebida, águias, andorinhas, cobras, estrelas náuticas, facas, armas, âncoras e vários outros emblemas.

Ele também foi precursor de várias técnicas que são utilizadas até hoje por tatuadores, além de ter desenvolvido novos pigmentos para tintas e procedimentos importantes de higiene e biossegurança –conjunto de estudos e procedimentos que tem o objetivo de evitar ou controlar os riscos causados pelo uso de agentes físicos, agentes químicos e agentes biológicos à biodiversidade.

O que é o New School?

Embora o estilo tradicional, também chamado de Old School, nunca tenha deixado de ser popular entre os tatuadores, novos estilos surgiram. Depois dos anos 80 e 90, o Tribal, o New School e o Oriental se popularizaram e passaram a também ser escolha recorrente dos amantes de tatuagem.

Nos anos 2000, os ilustradores e tatuadores começaram a revisitar o estilo com novas interpretações gráficas das imagens, atualizando com novas referências e possibilidades. Esse momento foi fundamental para que os estilos se mantivessem frescos ao longo do tempo, mantendo o status de arte descolada e alternativa atualmente.

Dessa nova mistura de temas e desenhos surgiu o estilo de tatuagem New School, que tem uma inspiração mais hype, com muitas variações, adotando um genêro mais eclético, psicodélico e com muito mais cores e tons.

A novidade não se envergonhou de pegar o melhor dos outros estilos para criar uma arte moderna, urbana, mas ainda sim ligada às tradições dos primórdios da tatuagem Old School, criando desenhos mais vibrantes, tridimensionais, com referências do grafiti, arte de rua e pop art. e outras características que chamaram a atenção dos jovens e ajudaram a manter a popularidade do estilo. 

Qual estilo devo tatuar? 

A resposta para essa pergunta é simples: depende do gosto de cada um!

Para escolher um deles, vale recapitular: a tatuagem Old School possui traços grossos e uma paleta de cores limitada. As inspirações para os desenhos desse estilo são sempre o mundo náutico ou outras referências vintage da época em que o Old School dominava o universo das tatuagens.

As ilustrações são ousadas e carregam um forte apelo de contestação às formas tradicionais de beleza e aos padrões sociais sem graças impostos pela sociedade. 

Já a New School conta com referências modernas, traços ainda mais grossos e desenhos mais detalhados. Embora mantenha as suas raízes do Old School forte, o estilo trás um frescor que se atualizada constantemente com as novas referências pop e culturais, que pipocam no mundo globalizado contemporâneo. 

A tatuagem Old School e a New School seguem fortes e populares nas pastas e portfólio de tatuadores ao redor de todo o mundo, sendo adaptadas e modernizadas para que mantenham sempre suas infinitas possibilidades e estilos que surgiram ao longo do tempo. 

Agora que você já sabe mais sobre a Old School, compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais para que eles também conheçam tudo sobre esse famoso estilo de tatuagem! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *