Jobs para modelos: quais são os tipos e como conseguir?

carreira de modelo costuma ser instantaneamente relacionada ao glamour, à fama e às passarelas, mas não se resume a isso. Existem muitas outras opções de jobs para modelos. Atingir o status de estrela fashion pode não estar ao alcance de todas, mas trilhar um caminho bem-sucedido em áreas diversas com certeza está, se a profissional se empenhar.

É um mercado concorrido, mas modelos que se destacam, com postura, responsabilidade e dedicação, terão acesso aos melhores trabalhos. Quer saber quais são os principais tipos de jobs e como se sair da melhor forma possível neles? Então o post de hoje é para você. Leia-o com atenção, coloque as dicas em prática e invista já na sua carreira!

Quais são os principais tipos de jobs para modelos?

São diversas as áreas em que uma profissional pode se inserir. Entenda melhor a seguir:

Mundo da moda

As modelos fashion são aquelas que trabalham no mercado da alta costura e desfilam nas semanas de moda, vestindo os principais estilistas do momento. Têm oportunidades de trabalho internacionais e alguma delas viram até celebridades, devido à exposição na mídia.

O perfil costuma ser bem específico: são modelos que devem ser altas, magras, desenvoltas e expressivas. O conceito de beleza é bastante variável, mas o mercado fashion abarca os mais diferentes tipos de aparência, desde que respeitadas as características citadas acima.

Mercado da propaganda

O mercado da propaganda, por sua vez, também emprega muitas modelos, porém apresenta características bastante diferentes. Nessa área, uma modelo fotogênica e comunicativa leva vantagens. Não precisa necessariamente ser muito alta e magra; há perfis para todos os tipos físicos, solicitados para atuar em comerciais de TV e fotografar para anúncios de revista e outdoors.

Inclusive, recentemente, a demanda por modelos fora do chamado “padrão” tem crescido, abrindo oportunidades para pessoas de diferentes tipos físicos. Investir em um tipo específico pode ser vantajoso.

Ainda dentro da propaganda, encontramos nichos mais específicos: modelos para catálogos, de partes do corpo ou de prova. Em todos os casos, há demanda para os mais variados tipos de perfis, tanto físicos quanto de personalidade.

E, por fim, eventos

Há uma infinidade de eventos que demandam modelos para atuar na recepção, demonstração de produtos ou representação da marca em geral. Destacam-se as profissionais que saibam lidar com o público e sejam comunicativas, além de terem uma aparência impecável. Altura, boa forma física e cabelos bem cuidados são muito valorizados para esses trabalhos.

E agora? Como conseguir bons jobs?

Cada área de atuação tem sua exigência específica. Mas algumas condutas em comum são demandadas por todo o tipo de trabalho de modelo. Trata-se de um ambiente muito concorrido, no qual as exigências são altas e os detalhes fazem diferença. Entre milhares de modelos deslumbrantes na batalha por seu espaço, aquelas que apresentam uma postura exemplar conseguem chegar mais longe.

Demonstre postura profissional e interesse

Se você marcar uma sessão de fotos, chegue no horário e pronta para trabalhar muito. Caso tenha marcado uma reunião com clientes, não se atrase e estude o assunto com antecedência. Atitudes como estas fazem toda a diferença na imagem que as pessoas da área terão da modelo.

Postura profissional vai muito além de cumprir horários ou desempenhar bem o seu trabalho. Até porque essas são duas exigências mínimas. Trata-se, também, de conhecer o meio, estar informada sobre quem é o cliente, quais são as pessoas envolvidas na produção, qual o objetivo do trabalho e de que forma é possível atingir aos melhores resultados.

A modelo é uma representação da marca. Por isso, não basta apenas posar em frente à câmera ou desfilar em uma passarela. É preciso entender o que a empresa representa. Sendo assim, troque ideia sempre que possível com os profissionais envolvidos: fotógrafos, publicitários, figurinistas, entre outros.

Tenha comprometimento em primeiro lugar

Você escolheu ser modelo fashion? Então sabe que deverá se manter magra, mas sem jamais descuidar da saúde. Preferiu investir na área de eventos? Seus cuidados com a aparência não devem ser menores, mas a desenvoltura, o português correto e a simpatia devem estar em dia.

Comprometer-se com um trabalho significa esforçar-se ao máximo para desempenhar todas as tarefas com excelência. E isso, na carreira de modelo, exige empenho dentro e fora dos estúdios, passarelas ou eventos.

Quando decidir entrar para essa área, você deve saber que seus hábitos e sua rotina deverão se adaptar. Os turnos de trabalho serão longos e os cuidados com a saúde e a aparência devem vir em primeiro lugar. Estudos e leituras também são importantes para manter-se atualizada. Seu sucesso dependerá diretamente do seu comprometimento.

Dedique-se para ir mais longe

A carreira de modelo exige muito esforço e dedicação. Para enfrentar os castings, os eventos e as sessões de foto, a profissional deve estar sempre bem disposta, alinhada e com uma boa aparência. Sendo assim, é necessário dedicar seu dia a dia a se preparar para os trabalhos.

Além disso, as modelos que chegam mais longe são aquelas que circulam no meio, conhecem as agências, marcas e publicitários e se relacionam de forma positiva com essas pessoas. Além disso, existem cursos, palestras e eventos que você pode fazer para se aperfeiçoar cada vez mais. Buscar esse tipo de apoio é fundamental. As modelos mais qualificadas conseguem jobs melhores.

Use a internet como suporte

A internet oferece inúmeras oportunidades para modelos. Desde contatar agências até divulgar o seu trabalho nas plataformas digitais, a profissional encontrará muitas formas de usar a internet a seu favor, e você deve estar atenta a elas.

O aplicativo For Models é uma dessas oportunidades. No app, modelos ou promotoras de evento podem encontrar seus contratantes, como marcas de vestuário, salões de beleza ou produtores de eventos, de uma forma fácil e segura.

A oferta de jobs para modelos é ampla, com diversas áreas em que a modelo pode atuar. Para conquistar bons clientes, ser escolhida para trabalhos de relevância e construir uma carreira de sucesso, é necessário muito trabalho e esforço, que com certeza serão recompensados. Afinal, a carreira de modelo costuma proporcionar diversos frutos, como bons ganhos financeiros e reconhecimento profissional.

E você, tem alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de compartilhar as suas experiências e ideias sobre o mercado de modelos? Escreva para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *