Entenda a importância das fotos no e-commerce

Sabe qual é a principal diferença entre uma loja física e outra virtual? A experiência de compra do consumidor.

Na loja virtual, o cliente não é atendido por um vendedor, muito menos pode pegar o produto com as mãos para conferir melhor os detalhes. No ambiente online, o consumidor precisa contar com recursos que o ajudem a entender melhor o produto, sem que ele sinta a necessidade de se dirigir a uma loja física, para confirmar o que viu no e-commerce.

À vista disso, um dos recursos utilizados pelas lojas online é a fotografia. Boas imagens dos produtos garantem que essa carência pelo toque das mãos possa ser suprida, principalmente quando for somado com outros artifícios, como uma descrição eficiente e vídeos.

Ao serem impactados de maneira positiva pelas imagens, constatando que não há diferença entre o visto no site e o ao vivo, os consumidores criam uma relação de confiança com a loja virtual, passando a comprar nela mais vezes. Essa é uma maneira de atrair e fidelizar clientes.

Saiba mais sobre a importância das fotos no e-commerce e confira as dicas para caprichar nos próximos cliques!

Importância das fotos no e-commerce

A introdução deste artigo revelou bastante sobre a importância das fotos para as lojas virtuais. Nelas, as imagens são o mais próximo que um consumidor conseguirá para observar um produto.

Antes de comprar, ele analisará com bastante critério o conjunto de informações que estará na página do produto. Quanto mais recursos estiverem ali, maiores serão as chances da compra ser efetivada.

Para que as fotos atuem a favor do e-commerce, elas devem ir além do óbvio (produto de frente e produto de lado, por exemplo). As imagens devem focar nas principais características e diferenciais dos produtos.

Vamos pensar em um exemplo? O seu e-commerce vende um aparelho televisor, cujas principais diferenças em relação aos concorrentes são a qualidade de imagem, a fina espessura da tela e a conectividade. Como você fotografaria esse produto? A maioria dos gestores de e-commerce iriam pelo mais fácil: TV de frente, tela de lado, TV com a base e sem a base. E as imagens das entradas e saídas do televisor? E o acabamento do aparelho?

Muitos sites deixam de vender seus produtos porque não sabem como expô-los na internet. Às vezes, a descrição não citou que há entrada para fones de ouvido, 3 portas USB e 2 portas HDMI, mas a imagem não deixou escapar.

Entre os motivos que levam o consumidor a não adquirir produtos pela internet por causa das fotos, estão:

  • imagem em baixa qualidade: a foto está em uma resolução tão baixa que comprometeu todos os detalhes do produto;

  • produto em más condições: antes de fotografar, limpe o produto! Não fotografe algo riscado, sujo ou amassado;

  • produto errado: acredite, pois acontece. A pessoa fotografou um produto e a imagem foi parar na vitrine de outro;

  • foto genérica: as fabricantes dos produtos enviam suas fotos para todos o e-commerce, ou seja, a mesma imagem que o cliente verá em seu site será a do concorrente. Para se diferenciar dele, produza as suas próprias fotos.

Passo a passo para tirar boas fotos para e-commerce

1. Invista em uma boa iluminação

Na fotografia, a iluminação é responsável por eliminar sombras e apresentar o produto com clareza, em todos os detalhes, para o consumidor. Ela também ajuda a reduzir distorções de cores e de texturas.

2. Trabalhe com o fundo infinito

O fundo infinito é aquele branco que costumamos ver na maioria das fotos para e-commerce. Pelo fato de ser claro e neutro, o fundo infinito dá mais destaque ao produto, deixando em evidência todas as suas características.

3. Procure ângulos incomuns

Nada de fazer as mesmas fotos que os concorrentes fazem, ok? Procure ângulos incomuns! Um liquidificador, por exemplo, pode ter sua base fotografada de baixo para cima. Por que? Porque geralmente ali fica o espaço para guardar o fio. Aprenda mais sobre os produtos e busque por maneiras distintas de fotografá-los.

4. Use um tripé

Estabilidade, em fotografia, é tudo! O uso do tripé permitirá que suas imagens fiquem sempre nítidas e consigam apresentar todas as características e detalhes necessários do produto.

5. Transmita uma noção de escala

Lembra da necessidade do consumidor? Ele não deseja tocar no produto apenas para sentir sua textura e conferir a cor, mas também para ver qual é o seu tamanho. Para transmitir uma noção de escala, o produto pode ser ambientado em um cenário com outros produtos.

6. Humanize as imagens

Modelos de mão, corpo e rosto podem ser contratados para humanizar os produtos. Fotografe pessoas interagindo com eles, para facilitar a compreensão do público em relação ao seu tamanho, cor, textura e funcionalidades.

Se o produto em questão for uma roupa, você acha que ela ficaria melhor em um manequim ou em uma pessoa com proporções mais próximas a dos consumidores? Pense nisto!

7. Mostre tudo o que puder mostrar

O produto tem mais de uma cor? Fotografe! Jamais caia na tentação de tirar a foto de um único modelo e informar as demais cores na descrição. Muitas lojas online fazem isto e, acredite, elas deixam de vender muito!

Edição de imagens

O tratamento da imagem é fundamental e não pode ser deixado de lado. Para que os ajustes finais possam ser dados, nem sempre é possível captar com a câmera aquilo que os olhos estão vendo, principalmente a parte das cores e texturas. Nos softwares editores de imagem é possível fazer esse tipo de correção e outras mais.

Produtos brilhantes ou com acabamento espelhado refletem todo o cenário em que se encontram. Você não gostaria de aparecer em um detalhe de um produto, não é verdade? Os programas de edição também podem corrigir esse tipo de problema.

Outro ponto importante é a questão da iluminação de botões, que as câmeras acabam não captando direito. Em smartphones e televisores, por exemplo, há uma outra questão: a inclusão de imagens em suas telas. Explore os recursos disponíveis.

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