7 habilidades importantes que toda modelo deve ter

Você que sonha em ser modelo conhece algumas habilidades que toda modelo deve ter? Essa é uma pergunta muito pertinente, uma vez que são muitos os mitos que cercam uma carreira como esta.

Pensando nisso, reunimos no post de hoje 7 dicas preciosas para quem pensa em seguir a carreira de modelo. Falaremos sobre as principais características que você deve trabalhar e como você deve conduzir sua carreira e, ainda, trouxemos algumas recomendações sobre cuidados com o corpo. Confira!

1.Tenha muita determinação!

Tornar-se uma modelo profissional, em muitos casos, é algo que está ligado a uma série de fatores que não dependem, exclusivamente, da própria pessoa. Um bom agente que coloque a modelo nos lugares certos e na hora certa durante os primeiros anos de carreira é um bom exemplo disso.

Afinal, com pouca ou nenhuma experiência, é muito difícil dar primeiros passos consistentes sem a ajuda de outras pessoas. Ao mesmo tempo, esse “primeiro estímulo” de nada serve se a modelo não for determinada e persistente.

A importância dessas duas qualidades está associada às dificuldades de sobreviver em um mercado tão fechado. Na prática, isso significa não deixar de correr atrás de um próximo trabalho depois de ter recebido uma negativa em um teste.

Estamos falando de algo muito comum na carreira de modelos iniciantes. Portanto, seja perseverante frente a seus objetivos! Faça de cada tentativa frustrada uma lição revigorante para que você possa continuar sua trajetória.

2.Trabalhe a sua autoconfiança

Autoconfiança é mais uma característica central para quem sonha em ser modelo. Isso porque, a partir do momento em que você mesma coloca em dúvida seu próprio potencial, tudo fica mais difícil.

E é muito fácil perceber quando uma pessoa não acredita naquilo que ela faz. No caso dos testes de passarela ou para comercial, por exemplo, os avaliadores poderão observar, em sua fala ou expressão corporal, alguns traços que denunciem sua falta de confiança.

Dessa maneira, busque lidar com suas inseguranças de forma saudável. Um bom caminho para isso é cultivar a ideia de que todas as suas concorrentes enfrentam a mesma situação.

Ou seja, não é só você que não acredita que não vai conseguir. Por isso, siga trabalhando e não gaste tempo e energia pensando que você não chegará lá.

3. Esteja disposta a trabalhar bastante!

Por falar em trabalho, indisposição é algo que não combina com a carreira de modelo. Quem já atua na área saberá dizer o quanto é corrida e cheia de detalhes a preparação para um desfile, por exemplo.

Ou, ainda, quantas horas em set de filmagem são necessárias para produzir uma peça publicitária de apenas alguns segundos.

Imagine também o quanto pode ser desgastante ficar longos períodos viajando de um lugar a outro a fim de cumprir todos os compromissos de uma agenda lotada, tendo em vista que modelos contratadas por agências de renome conseguem trabalhar para grandes marcas mundo afora.

Nos primeiros anos como modelo, esse excesso de trabalho pode ser ainda mais difícil de encarar. Muitas meninas conciliam a carreira de modelo com os estudos ou outra atividade remunerada, de modo que 24h parecem pouco para lidar com tantas demandas dentro de um mesmo dia.

Em meio a uma vida tão corrida, a receita é não entregar os pontos! Com empenho e trabalho duro, os resultados não demoram a aparecer. Esteja cercada das pessoas certas e vá em busca da melhor preparação.

4. Saiba se comunicar

Um velho apresentador de TV já dizia: “quem não se comunica, se estrumbica!” Essa máxima é um tanto verdadeira para quem pensa em seguir a carreira de modelo. Afinal, como vender o seu peixe se a comunicação é ruim?

Pensando nisso, apresente desenvoltura ao conversar com representantes de agências ou contratantes. Isso demonstra que você é uma pessoa preparada para aquele trabalho.

Além disso, comunicar-se bem facilita o acesso a informações estratégicas sobre como anda o mercado. Isso é algo fundamental para quem almeja ocupar posições melhores no futuro.

5. Priorize a construção de um bom portfólio

Um book fotográfico ou portfólio que reúna trabalhos realizados é uma espécie de credencial para as modelos. Isso porque levar a uma agência um material de má qualidade pode até mesmo impossibilitar que você chegue a uma etapa de testes.

Portanto, invista em seu book/portfólio! Para tanto, contrate bons fotógrafo e maquiador e alugue algumas peças de roupa para compor alguns looks. Estamos falando de um investimento mais do que necessário para quem pensa em conseguir bons trabalhos.

6. Cuide bem de seu corpo

Os cuidados com o corpo são um verdadeiro tabu dentro do universo da moda. A primeira imagem que nos vem à cabeça é sempre daquelas modelos magérrimas e que, em muitos casos, colocam a saúde em risco em busca de medidas perfeitas.

Sem entrar nessa polêmica, nos limitamos a apresentar aqui alguns cuidados importantes que jovens modelos devem ter para sempre se apresentar da melhor forma possível em seu trabalho. Vamos a eles:

  • alimente-se bem — se possível, faça uma espécie de controle com uma nutricionista para manter uma dieta balanceada, capaz de combinar boas medidas e saúde;
  • cuide bem de sua pele — nunca saia sem protetor solar e tome bastante cuidado com alergias e inflamações, pois uma pele malcuidada inviabilizará muitos trabalhos;
  • tome bastante água — um corpo bem hidratado reflete tanto na pele, quanto na qualidade da nutrição, dois fatores aqui já citados.

7. Mantenha sua família por perto

Muitas meninas ingressam na carreira de modelo ainda adolescentes. Isso traz algumas dificuldades, sendo a principal delas celebrar contratos formais de trabalho. Pensando nisso, não dá para abrir mão de uma pessoa de sua família para cuidar de questões como essa.

Em outros contextos, também é mais do que válido manter a família por perto. Serão pessoas que a ajudarão a tomar decisões importantes e darão suporte para que você possa alcançar seus objetivos.

Como todos sabemos, alcançar uma posição de destaque em uma área na qual a competição é tão grande não é tarefa fácil. Ao conhecer as dicas do post de hoje, esperamos que você se sinta um pouco mais preparada para alçar grandes voos na carreira de modelo.

Gostou de nossas dicas sobre habilidades que todo modelo deve ter? Curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *