10 dicas para fazer uma promoção de e-commerce para aumentar as vendas!

A promoção é uma das mais importantes variáveis do marketing, para o sucesso de uma loja. Ela visa divulgar produtos e serviços aos clientes, criando condições especiais, que propiciam o aumento das vendas. Você já pensou em fazer uma promoção de e-commerce?

Existem alguns passos que devem ser dados, que envolvem, principalmente, a estratégia e o planejamento da ação promocional. Ter o conhecimento deles é fundamental para o sucesso da sua promoção.

A seguir, 10 dicas para criar uma promoção na sua loja virtual e aumentar as vendas.

1. Analise a conjuntura atual

O primeiro passo na criação de uma promoção, cujo objetivo seja o de aumentar as vendas da sua loja on-line, é fazer a análise da conjuntura atual do negócio. Ou seja, faturamento, preços e concorrência.

Existem momentos propícios para que a promoção obtenha um destaque maior, como quando os concorrentes estão praticando preços acima do normal ou antecipando-se às vendas de uma sazonalidade.

Faça essa avaliação em seu e-commerce. Verifique o que os concorrentes estão fazendo e como estão os preços praticados em sua loja. Se eles já estiverem baixos demais, isso afetará não só o seu faturamento, como o lucro.

2. Determine o público-alvo

Toda ação deve ser focada em um ou mais públicos. Por isso, é fundamental saber quem deverá ser impactado com a sua promoção. Essa informação permite direcionar a estratégia para os perfis das pessoas que são o alvo da ação promocional.

A determinação do público-alvo tornará a sua ação promocional mais fácil de ser criada, estabelecida e executada. É mais fácil impactar alguém por meio de uma mensagem personalizada, do que ser genérico na abordagem.

Isso permite que não haja incompatibilidades entre as ações que serão realizadas e o público que vai aderir à promoção. Por exemplo, em uma campanha de produtos para a limpeza do lar, onde o cliente compra um e leva dois. Se ela for direcionada às famílias, a adesão será maior do que se for direcionada às pessoas que moram só.

3. Escolha a técnica promocional

Existem diversos tipos de técnicas promocionais. Vamos nos ater às principais. A primeira delas é o desconto progressivo. Sua utilização visa o aumento do volume de vendas. À medida que o cliente adquire mais unidades do mesmo item, ele pode ganhar um desconto maior no final da compra.

Você também pode utilizar o cupom de desconto, fornecendo condições especiais de pagamento na aquisição de determinados itens. Esse pode ser distribuído, não somente por sua loja, mas por sites especializados como Cuponomia ou Méliuz.

Outra opção é a redução temporária dos preços dos produtos, ou seja, a técnica promocional mais tradicional que existe. Esse tipo de ação é excelente para fazer circular os itens que se encontram encalhados ou são vendidos raramente.

Por fim, temos o desconto nas compras em atacado. Essa técnica promocional tem como objetivo aumentar a taxa de conversão do site, com base na redução de preços perante a aquisição de uma determinada quantidade de itens.

4. Defina os limites da promoção

O próximo passo para fazer uma promoção para e-commerce é definir aspectos como o período de realização, canais de distribuição e área geográfica.

A definição do período de realização da promoção é fundamental para manter os clientes bem informados sobre as datas possíveis, para que eles possam participar. Essa informação deve ficar clara nos materiais de divulgação da ação promocional.

Os canais de distribuição também precisam ser preparados para atenderem a alta demanda dos pedidos dos itens que entraram na promoção. Por isso, verifique a quantidade de produtos que pode ser ofertada e prepare a equipe para não sobrecarregá-la.

A promoção também deve ter um limite em relação à área geográfica. Como a loja on-line ultrapassa fronteiras, a ação promocional pode ser direcionada para um Estado ou uma região.

5. Elabore a mecânica promocional

A mecânica promocional é composta pelas regras do tipo de promoção escolhida. Se a técnica definida for o desconto progressivo, por exemplo, caberá a você estipular todas as regras que determinarão o funcionamento da promoção.

O desconto progressivo será válido para quantas peças da mesma unidade? Quais serão os níveis de desconto oferecidos? Existirá algum limite, quanto a forma de pagamento?

6. Verifique a viabilidade jurídica

Quando a promoção escolhida envolve sorteio, distribuição de vale-brinde e concurso, deve-se verificar com uma agência especializada em ações promocionais, tanto a elaboração da mecânica quanto a viabilidade jurídica dela.

Esse trabalho envolve orientação quanto ao formato da promoção e o oferecimento de soluções, com o intuito de adequá-la à legislação vigente (direito do consumidor, direitos autorais, presença de crianças e adolescentes, bebidas alcoólicas e CONAR). Dessa forma, torna-se possível realizar a promoção em segurança. 

7. Faça a alocação dos recursos

O próximo passo para fazer uma promoção de e-commerce é alocar os recursos econômicos, financeiros, humanos e logísticos.

Todas as áreas que compõem a sua loja virtual devem se preparar para atender a alta demanda, sem que haja perda de qualidade, ao mesmo tempo, que se segue as normas estabelecidas para a ação.

8. Desenvolva a forma de comunicação

Nessa etapa, você deve realizar todo o trabalho de comunicação da sua promoção. Lembra que, lá no começo das dicas, nós falamos da definição do público-alvo? Ele retorna aqui, pois, a mensagem será direcionada para esse perfil.

Escolha os canais de comunicação que veicularão as chamadas da promoção e os tipos de peças que deverão ser feitos. Elabore também uma estratégia para impactar o público-alvo, com base nos hábitos de consumo e comportamentos identificados.

9. Treine sua equipe

O ideal é que se aplique um treinamento para a equipe, que detalhe todos os pontos necessários em torno da promoção, visando o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Crie e distribua uma cartilha com todas as informações da ação promocional. Disponibilize todo o material na rede e torne fácil o acesso dos profissionais a ele.

10. Determine os parâmetros e instrumentos de medição

Como a promoção visa aumentar as vendas do seu e-commerce, é necessário que se determine os parâmetros e instrumentos de medição que dirão se a ação está ou não sendo efetiva. Nesse caso, você deve acompanhar os números das vendas, dos cadastros de novos clientes, reativação de consumidores antigos e afins, para metrificar o sucesso da iniciativa.

As dicas acima, para fazer uma promoção de e-commerce, são essenciais para o planejamento e execução. Cumpra cada uma delas, delegue tarefas para os membros da equipe e envolva todos em prol do aumento das vendas.

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